Gravidez na adolescência

Gravidez na AdolescênciaDenomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada, nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. Isso é mais que um susto: é uma mudança radical de vida! Tudo muda: desde o corpo da menina até os relacionamentos com o namorado, pais, amigos e familiares, principalmente com o seu futuro.

As principais causas da gravidez são o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros". 


O uso de drogas e bebidas alcoólicas comprometem a contracepção, além das que engravidam para casar-se. Também há o preconceito e a frustração por deixar baladas, festas e viagens para assumir novas responsabilidades. Ficar grávida na adolescência significa dificultar etapas importantes da sua vida, como dedicar-se 100% a passar na faculdade, ser livre para sair sem muito compromisso... Então, previna-se!

Possui tantos métodos contraceptivos, e acabam não usando nenhum. Os principais são: a pílula anticoncepcional e a camisinha; a camisinha alem de prevenir a gravidez, também previne todo o tipo de doença sexualmente transmissível. E não adianta dizer que não tem dinheiro para comprar, porque posto de saúde tem de monte, e nem dizer que tem vergonha de comprar ou pedir, deveria ter vergonha de não usar, isso sim.

Não resta dúvida então que o melhor remédio para não engravidar é prevenir-se, certo? Contudo, se algo deu errado, há a pílula do dia seguinte. Mas só em extrema urgência. Não dá pra sair transando por aí sem proteção e tomando a pílula toda vez que transar. Seu uso pode ser muito perigoso.

É importante lembrar que quando acontece de uma adolescente ficar grávida ela deve tomar todos os cuidados normais da gravidez. Fazer o pré-natal é importantíssimo; é durante o pré-natal que o médico acompanha o desenvolvimento do bebê e da mãe.


Muito Importante: Os especialistas já comprovaram que, se a adolescente grávida fizer o pré-natal corretamente, ela e o bebê não terão mais chance de problemas do que uma grávida adulta, ou seja, não há mais risco com a gravidez somente por ser adolescente.
Por isso, o controle pré-natal é muito importante para a adolescente grávida. Quanto mais cedo a adolescente começar o acompanhamento pré-natal, melhores serão os cuidados com a sua saúde e a saúde do bebê.

Lembrando que a adolescente não fica grávida sozinha, é fundamental que os adolescentes homens participem de todo o processo, e nos cuidados necessários que devem ser tomados durante e após a gravidez

L.C


Um comentário:

  1. Muito legal!! Os pais devem realmente conversar com seus filhos sobre o sexo e sobre a gravidez, deve também estabelecer alguns limites e o adolescente deve se conhecer e saber a sua hora de iniciar a vida sexual, não agir por impulsos e perceber os riscos de uma gravidez nessa idade e o quão diferente será a sua vida após o ocorrido.

    ResponderExcluir