Sexo na adolescência e os pais

Sexo é bom, como andar de bicicleta, ir à praia, assistir televisão, andar, estudar e namorar. Portanto, já está mais do que na hora de quebrar o tabu de que sexo na adolescência é errado. É uma necessidade humana que o adolescente também possui e, como qualquer outra necessidade,  é preciso satisfazê-la. 

O que os pais devem fazer é explicar e alertar e isso não significa que os próprios estarão incentivando seus filhos a fazerem sexo “antes do tempo certo”. 


Todavia, é preciso tomar cuidado em relação às informações que o filho recebe. É necessário estar atento com os comportamentos inadequados como as informações eróticas que chegam por todo lado, seja por internet, TV ou até através de amigos.  

Mais uma vez, é dever dos pais esse esclarecimento sexual, tal atitude vai possibilitar ao jovem uma vida sexual saudável, além de evitar decepções futuras, arrependimentos e o próprio prazer sexual deste no futuro.



Abrir um discurso sem censuras com o filho, não é estimular o sexo pela permissividade. Acompanhar este momento através de diálogos é ótimo, pois se passa a conhecer as descobertas sexuais destes. 

Não fique à espera que seu filho lhe procure para tirar dúvidas,  se não houve abertura para isso. Proibir, renegar ou simplesmente dizer que não aceita esse tipo de conversa é a mesma coisa que virar as costas para um momento tão importante na vida do adolescente que é a descoberta sexual. É melhor tomar coragem pra falar de sexo com seu filho, do que virar avô ou avó antes do tempo.

3 comentários:

  1. Acho que antes de qualquer coisa, os pais devem dialogar com seus filhos sobre TUDO, incluindo sexo. Explicar, falar da camisinha, falar das DSTs, de tudo.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns filha, o blog ficou bem legal.

    ResponderExcluir